Sobre o SIB

 

Ap√≥s a cria√ß√£o da Funda√ß√£o Universidade Estadual de Maring√°, atrav√©s do Decreto 18.109 de 28/01/1970, iniciou-se ¬†o processo de constru√ß√£o do C√Ęmpus universit√°rio.

Com a perspectiva da jun√ß√£o das bibliotecas setoriais existentes, foi contratada, em 1972, a primeira bibliotec√°ria para coordenar e organizar essas bibliotecas que pertenciam √†s Faculdades Estaduais de Ci√™ncias Econ√īmicas, de Direito, de Filosofia, Ci√™ncias e Letras e Instituto de Ci√™ncias Exatas e Tecnologia de Maring√°.

Ap√≥s a constru√ß√£o em 1974, no C√Ęmpus Universit√°rio, de um pr√©dio com √°rea de 1.050 m2 para abrigar a Biblioteca, foi transferido o acervo destas bibliotecas, formando, assim, a Biblioteca Central - BCE da Universidade Estadual de Maring√°-UEM, caracterizada por uma estrutura de centraliza√ß√£o monol√≠tica.

Conforme artigos 36 e 37 do Estatuto da FUEM, aprovado pelo Decreto no 582 de 26/05/75, a BCE foi caracterizada como um órgão suplementar, subordinada Reitoria. No mesmo ano, com o objetivo de estabelecer critérios para o uso da Biblioteca, foram aprovadas as normas para os usuários da BCE.

Em 1976, passou a ser vinculada Diretoria de Assuntos Culturais e de Interc√Ęmbio, atrav√©s da Resolu√ß√£o 19/76-R-CAD.

Em virtude do aumento expressivo do n√ļmero de usu√°rios, em 1977, foi necess√°ria uma amplia√ß√£o de 400m2 no espa√ßo f√≠sico.

Em 1978, foi aprovado, através da Resolução 25/78-CAD, o Regulamento da Biblioteca Central, que normalizava o uso das dependências e acervo da BCE.

Com a alteração da estrutura organizacional da UEM, em 1979, a BCE passou a vincular-se Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa.

Em 1981, ocorreu nova ampliação do espaço físico da Biblioteca, com mais 600 m2, totalizando uma área de 2.050 m2.

Em 1982, foi constituído o Grupo de Assessoria para Assuntos de Biblioteca, com o objetivo de facilitar a integração entre a Biblioteca Central e a comunidade universitária e assessorar a chefia nos assuntos referentes a mesma.

Em 1984 foi elaborada uma nova proposta de Estruturação Interna da Biblioteca Central, que se mantida em tramitação e sem aprovação.

Sentindo a necessidade de um Regulamento formal, com atribui√ß√Ķes espec√≠ficas a cada Diviso e Servi√ßos, que permitisse auxiliar a tomada de decis√Ķes, agiliza√ß√£o na execu√ß√£o das tarefas e obten√ß√£o de respaldo administrativo, foi elaborada a proposta de estrutura√ß√£o da Biblioteca Central. Encaminhada Reitoria e ao Conselho de Administra√ß√£o da UEM, foi aprovada em 15/10/87, atrav√©s da Resolu√ß√£o 218/87 - CAD e implantado em 04/01/88, a Biblioteca Central passou a ser subordinada Reitoria.

Em dezembro de 1988, foi iniciada a construção do primeiro módulo do novo prédio para abrigar a BCE, com área de 4.472,98m2.

Neste mesmo ano foi elaborado um diagnóstico com o objetivo de analisar a estrutura e serviços da BCE com vistas modernização das rotinas de trabalho. Com base neste diagnóstico, a BCE passou a reformular alguns procedimentos até então adotados.

Em 1990, com a mudança da gesto administrativa, a BCE passou a ser vinculada Pró-Reitoria de Ensino.

Com a mudan√ßa para as novas instala√ß√Ķes, a BCE implantou novos servi√ßos e ampliou sua estrutura org√Ęnica, apresentando, em 1992, a proposta de cria√ß√£o de mais uma Divis√£o, a qual foi aprovada pelo CAD, atrav√©s da Resolu√ß√£o 244/92-CAD.

Em 1996, foram criadas as bibliotecas setoriais do N√ļcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aq√ľicultura (Nupelia) e do Hospital Universit√°rio, aprovadas pelo Conselho de Administra√ß√£o, atrav√©s das Resolu√ß√Ķes ns. 175/96 e 519/96-CAD.

Em 2002 a Biblioteca Central, adquiriu o Software Virtua da VTLS, Inc - Universidade da Virg√≠nia, com sede em Blacksburg, VA, e com representante no Brasil na cidade do Rio de Janeiro atrav√©s da VTLS-Americas para viabilizar o projeto de informatiza√ß√£o planejado estrategicamente para otimizar os servi√ßos de refer√™ncia e agilizar os processos de busca e de pesquisa de seus usu√°rios, bem como propiciar condi√ß√Ķes para o tratamento e organiza√ß√£o da informa√ß√£o e do conhecimento.

Em 2005, foi encaminhado a administração, uma proposta para readequar a estrutura da BCE, através da criação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) para integrar acervos e serviços das demais bibliotecas e incorporar o projeto de informatização de forma sistêmica.

Em 2010 o regulamento de uso e empr√©stimo baseado na Resolu√ß√£o 392/2007-CAD est√° tramitando no CAD(Conselho de Administra√ß√£o) e COU(Conselho Universit√°rio). A BCE prop√īs mudan√ßas altera√ß√Ķes que ir√£o agilizar e atualizar o sistema de empr√©stimo de materiais de acordo com o sistema de Automa√ß√£o Virtua.

 

Para solicitação do serviço é necessário agendamento através do preenchimento do formulário "Agendamento on-line" e etc... etc... 

Informa√ß√Ķes

Mais informa√ß√Ķes:

Diretora: Mariza Nogami

Fone: (44)3011-4387 ou

Secretaria: sec-bce@uem.br

Fone: (44)3011-4480